O Mundo de Fantasias Sombrio dos Ratinhos de Don Bluth

Acho que a essa altura todo mundo já ficou sabendo (e muitos já assistiram) sobre a nova adaptação de Watership Down que lançou na Netflix no finzinho de Dezembro. Bom, eu ainda não assisti e até planejo ver e discutir um pouquinho sobre isso com vocês, mas essa adaptação me fez pensar em um ouuuutro filme que teve uma nova versão anunciada alguns anos atrás.

Como parece óbvio pelo título, estou falando de Secret of the NIMH (aqui no Brasil, A Ratinha Valente), o filme de 82 que ajudou a alavancar a carreira do Don Bluth. Com a nova versão prometendo uma versão mais fiel ao livro e os responsáveis jurando que o projeto ainda estava ativo alguns anos atrás, essa me pareceu uma boa hora para falar um pouco mais sobre esse filme que eu considero um dos meus favoritos.

O filme foca nas aventuras e desventuras da Sra. Brisby, uma camundonga mãe de quatro filhos que recentemente perdeu o marido para circunstâncias ainda misteriosas para ela. Com o dia da colheita se aproximando, a ratinha precisa reunir toda a sua coragem para conseguir tirar a sua casa do caminho do trator do fazendeiro, tudo isso com um dos seus filhos terrivelmente doente.

Enquanto o livro tem um approach mais realista, entrando no território da Ficção Científica, o filme de Bluth pende muito mais para o lado da fantasia, com magos, livros mágicos e amuletos que refletem a coragem no coração de cada um.

Além de ser mais um marco na história da animação, esse filme é uma histórica encantadora sobre família e coragem. Eu sempre me pego re-assistindo, desde muito criança e sempre encontro novos motivos para gostar. A história é engajante, a animação é maravilhosa e a música é extremamente atmosférica. Eu realmente recomendo esse filme a todos que não o viram ainda.

You can open any door, if you only have the key



Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of