FURRY 101 – CRIANDO PERSONAGENS ATRAVÉS DE BASES

segunda-feira, 21 jan, 2019

Semana passada, nós fizemos um post sobre Furry Makers e tivemos um feedback superlegal! Muita gente perguntou sobre os makers anthro e… Estamos trabalhando nisso! Nessa empreitada para encontrar makers anthros que sejam bacanas, com artes legais e opções de customização nós achamos um link do fórum FurryTeens com MUITAS bases gratuitas para uso….

Tipo, muitas mesmo.

Isso me inspirou a falar um pouco sobre bases e ajudar quem está chegando agora no fandom a usar esse recurso colaborativo que muuuitos artistas incríveis disponibilizam para todos nós. Eu vou tentar ser bem didática e introdutória nesse texto, vamos lá heheh

O que é uma base?

Uma base é uma arte sem cores que você pode preencher ou editar como quiser. Muitos artistas disponibilizam bases gratuitas ou pagas, na internet você encontra uma variedade gigantesca de estilos e bichos para usar.

Elas são especialmente úteis quando você quer ter o seu primeiro fursona mas não tem como pagar uma refsheet sob medida ainda, parecido com o que falamos dos fursona makers semana passada. A grande diferença aqui é que você precisa usar algum programa de edição de imagem para pintar o personagem, mas nós vamos falar um pouco mais dessa parte ali embaixo.

Passo 1: Escolhendo a base perfeita

É coisa pra caramba!

Como eu comentei ali em cima, na internet você encontra zilhões de bases com vários estilos diferentes. Só dá uma olhada na lista que linkamos ali em cima que você já tem uma boa ideia da infinidade de opções. E essa lista é de 2015, viu? Desde então, garanto que várias outras bases gratuitas e pagas foram lançadas no DeviantArt e Furaffinity.

Quando você achar uma base que você goste, dê uma boa lida nos termos de uso e veja o que pode e o que não pode fazer com a base nos Termos de Uso, isso é muito importante. Tenta jogar no google translate ou pedir ajuda para amigos que manjam caso o texto esteja em inglês. Algumas pessoas permitem algumas modificações, outras não, é importante entender direitinho o que você pode fazer e respeitar o artista que disponibilizou esse recurso tão bacana.

Bases pagas são o mesmo esquema das gratuitas, mas normalmente vêm muito mais completas e são mais exclusivas. Pode ser um investimento bacana caso você goste de pintar e editar bases, já que as pagas são quase sempre muito gostosas de trabalhar e cheias de detalhes que enriquecem muito cada design.

Passo 2: Achar um programa de edição

Krita e suas funcionalidades

Acho que a principal regra nesses casos é achar um programa de edição de imagem que funcione com Layer/Camadas. O Photoshop é a opção mais cara dessa lista, mas também temos outros programas maravilhosos que são gratuitos ou muito mais baratos!

Passo 3: Manda bala!

Dica importante!

Crie uma layer/camada embaixo do desenho da base e manda bala com as cores! Caso a base tenha fundo branco, você pode colocar a camada do desenho em Multiply/Multiplicação. Existem muitos jeitos de fazer isso e depende um pouco do programa que você está usando e o seu jeito de fazer as coisas.

Minha sugestão nessas horas é se jogar em tutoriais no YouTube e encontrar o SEU jeito de fazer as coisas. Não tenha medo de errar, de apagar e de começar de novo! Preencher bases é para ser um trabalho divertido e criativo.

Passo 4: Leia os Termos de Uso de novo heheh

Quando o seu personagem estiver bem lindo, pode levar ele para o mundo! Só não se esqueça de sempre creditar quem fez a base e quem editou ela (se foi você ou se outra pessoa o fez para você).

Siga sempre os termos de uso da base, por favor. Os artistas têm um trabalhão montando esses recursos para nós e pagar esse trabalho com um pouco de respeito é de graça!

Eu queria poder entrar nos detalhes de como eu costumo preencher bases, mas confesso que não tenho muitas experiências com os programas gratuitos, então acabaria não ficando acessível a todo mundo. Minha ideia nesses textos é mostrar formas dos novatos de fandom criarem os seus personagens e participarem da nossa comunidade de forma simples, barata e acessível.

Se você tiver alguma sugestão, manda aí nos comentários! Vamos trocar figurinhas 😊 Se você conhecer alguns makers com personagens anthro, MANDAÍ TAMBÉM, estamos precisando para o próximo texto heheheh



Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of